domingo, 24 de setembro de 2017

O DIÁLOGO DAS FORMAS EM PARIS

Considerando-se como “diálogo das formas” o contraste entre estilos artísticos de diferentes épocas dentro de um mesmo espaço, percebe-se que a interferência do moderno em contraposição ao antigo pode dar excelente resultado, ou não.
Há quem diga que a beleza não se encontra na obra de arte, mas na visão de quem a observa. Há obras consideradas lindíssimas por alguns, e sem beleza alguma por outros. O gosto estético é pessoal e intransferível. Há quem aprecie a arte acadêmica e também quem a abomine. Acontece o mesmo com a arte moderna.

Seguem abaixo algumas ponderações de cunho pessoal a respeito de alguns  contrastes arquitetônicos parisienses, (des)agradáveis aos meus olhos.

No centro histórico, muitas vezes, o visitante se surpreende com a brusca mudança do estilo arquitetônico. Por exemplo, ao chegar-se ao famoso museu do Louvre, passando pelo pequeno arco do triunfo de Constantino, perfeitamente integrado à paisagem urbana, depara-se com a Pirâmide de Cristal, que hoje se presta como principal entrada do museu.

Trata-se de um choque visual de rara beleza. Na época de sua construção, houve acirrada polêmica e debates acalorados pela televisão. Grande parte da população era radicalmente contra. Apesar da oposição, o projeto foi em frente. Hoje em dia, mesmo aqueles que eram contra apreciam o monumento. A Pirâmide de Cristal tornou-se a terceira obra mais apreciada do museu do Louvre, depois do quadro da Joconda (Monalisa) e da escultura de Vênus de Milo. Realmente, a falsa leveza (de 95 toneladas) do metal, associada à transparência do cristal, em oposição ao entorno, forma um conjunto lindo de se ver.

A PIRÂMIDE DO LOUVRE
Bem pertinho dali, no pátio interno do Palais Royal (Palácio Real), construído para residência do Cardeal Richelieu, em 1633, há uma interferência modernosa, datada de1986, que não me agrada. As 260 colunas de Büren, listradas em preto e branco, com alturas diferenciadas, não foram uma feliz ideia. Essa interferência paisagística causou também grande polêmica e quase foi destruída por diversas vezes, por ordem da prefeitura e da Secretaria de Cultura, mas conseguiu se manter.  A meu ver, um simples jardim no local daria melhor resultado. Como disse anteriormente, essa é uma opinião estritamente pessoal. Certamente há quem goste dessa interferência nos jardins do palácio.

PALAIS ROYAL                                             COLUNAS DO BUREN                 

A Ópera (ou Palácio) Garnier, em estilo eclético, foi construída por Charles Garnier no século XIX. Na década de 60 do século XX, o pintor Marc Chagall foi convidado a substituir os afrescos existentes no teto dessa Ópera. Sua obra pictórica causou escândalo na época, tendo em vista as cores fortes e o estilo do pintor, em total dissintonia com a suntuosidade do palácio. Nesse caso, faço coro com os que se escandalizaram pela discrepância. Sua obra ficaria muito bem em salas modernas, mas não na Garnier. Não discuto a importância, nem o valor do que foi pintado diretamente por ele no teto do teatro, mas, como já disse, o diálogo das formas entre estilos de diferentes épocas nem sempre é louvável. Esta é, a meu ver, uma tentativa que não deu certo. Veja a magnificência do interior da ópera.

Outra interferência moderna que desagrada a muitos pela quebra do estilo arquitetônico da Cidade Luz, no bairro  mais antigo de Paris, o Marais, foi a construção do Centro Cultural Georges Pompidou, conhecido também como Beaubourg. Trata-se de um complexo arquitetônico extremamente arrojado, do final do século XX. Ele é considerado marco do início da pós-modernidade nas artes.  

É um dos principais exemplos de arquitetura higt tech, de inegável importância devido ao inovador projeto de sustentação e também devido às tubulações aparentes. Esse Centro Cultural, apesar de ser um dos locais mais visitados de Paris, não é esteticamente agradável a meus olhos, pelo fato de ter interferido enormemente na paisagem urbana do Marais. Seu porte é desproporcional ao espaço ocupado; sua aparência não coaduna com as construções antigas do entorno. Minha filha, que é arquiteta, caiu de amores por essa geringonça. A seu ver, o Beaubourg é o mais lindo projeto arquitetônico da cidade.

Bem próximo desse centro cultural, há o atual centro comercial Les Halles, que muito me agrada, ocupando parte do grande espaço do antigo mercado de atacadistas de alimentos frescos. Realmente gosto não se explica.

A Ópera Bastille, com modernas curvas vitrificadas, construída na Praça da Bastilha, nem de longe lembra a antiga prisão da Bastilha, situada antigamente na mesma praça. Porém trata-se de uma bela construção que, apesar de não se adequar ao entorno,  é agradável de se admirar.

Uma paisagem urbana moderníssima, linda e de agradável vivência, é o bairro La Défense,  onde a presença do vidro é preponderante na leveza das construções. Arranha-céus brotam do chão, numa floresta de vidro, em contraste com o peso das construções neoclássicas, predominantes na maior parte da cidade. La Défense é a Paris moderna, de aspecto prático e futurista. Esse bairro, iniciado na década de sessenta do século passado, foi inspirado na arquitetura norte-americana. Há turistas que o amam, outros que o odeiam. 

Alguns deles se negam a visitá-lo, o que é uma pena. É um lugar amplo, belo, agradabilíssimo de percorrer, com belas construções em estruturas metálicas. Trata-se de um audacioso projeto de urbanização, que deu certo, visitado anualmente por mais de oito milhões de turistas. Ali moram vinte mil parisienses e ali trabalham duzentas mil pessoas. O Shopping Le Quatre-Temps, ao lado do Arco, é o maior centro comercial da região parisiense.
O Arco (retangular) da Défense, que se vê na foto, faz contraponto ao famoso Arco do Triunfo, construído por Napoleão na Praça da Estrela.

Esse novo arco faz eixo com os principais pontos turísticos parisienses. Partindo da direção contrária, ou seja, do museu do Louvre, estende-se o Jardin des Tuilleries, até a Place de la Concorde, onde há um antigo obelisco egípcio e onde se pode visitar o museu Orangerie,  em cujas paredes Monet pintou suas famosas ninfeias. Na sequência, entra-se na Avenida Champs Élysées, a mais famosa do mundo, com suas construções magnificentes, jardins e palácios. Do lado esquerdo veem-se o Grand-Palais e o Petit-Palais, dois palácios colossais, onde há eventos culturais, assim como exposições artísticas fixas e temporárias. 

Tal avenida termina na Praça da Estrela, na qual 12 ruas se cruzam formando uma estrela, em cujo centro se encontra o famoso Arco de Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte. A partir dessa praça, a mesma avenida muda de nome. Passa a se chamar Av. de La Grande Armée e, que vai dar no novo bairro La Défense, exatamente na praça, em que há a réplica moderna do arco. Nas proximidades, há uma torre de vidro, arredondada, em contraponto à Torre Eiffel. A sequência dessa avenida vai até o aeroporto internacional Charles de Gaulle.

Em Paris, há muitas outras construções modernas, como a sala de concertos inaugurada recentemente, La Seine Musicale, ao lado do rio Sena, num bairro afastado, chamado Boulogne-Billancourt, ou como a Philharmonie de Paris, a maior de todas as salas de concertos da cidade, situada no Parque de la Vilette. Tais construções, de grande impacto arquitetônico,  estão fora do Centro Histórico e se integram ao entorno.

Na Cidade Luz, uma das mais cosmopolitas do mundo, o “diálogo das formas” pode impactar positivamente ou negativamente os visitantes, (des)agradando simultaneamente milhões de turistas que ali circulam, sem cessar. A diversidade de nacionalidades, de etnias e de credos pode ser pacífica, ou não, assim como a diversidade estética.

Jô Drumond




Josina Nunes Drumond

Pós doutora em Literatura Comparada, pela UFMG,Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Mestre em Estudos Literários, pela UFES. É Pós-graduada (latu sensu) em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Literatura de Língua Portuguesa, pela UFES. Tem três graduações: Letras pela UFMG, Lingua, Literatura e Civilização Francesas, pela Université de Nancy (França) e Artes Plásticas pela UFES.

Autora de vários livros, Jô Drumond tem artigos, contos, crônicas, poemas e ensaios publicados em antologias, jornais, revistas de pós graduação, anais de congressos e na internet.


É tradutora juramentada do Estado do Espírito Santo. Membro da diretoria da Academia ES de Letras e da Academia Feminina de Letras do ES. É membro também do Instituto Histórico e Geográfico do espírito Santo, da Academia Feminina Mineira de Letras, do Conselho Estadual de Cultura e do Comitê da Aliança Francesa de Vitória.