sábado, 13 de outubro de 2018

CALENDÁRIO REVOLUCIONÁRIO



Quando criança, eu sempre me perguntava por qual insensatez os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro não correspondiam ao sétimo, oitavo, nono e décimo meses do ano. Meus familiares e meus professores do ensino primário não sabiam me responder. Bem mais tarde soube que meus questionamentos infantis tinham fundamento. O calendário romano, estabelecido por Rômulo (753 a.C.) tinha apenas dez meses. Dezembro era realmente o décimo mês do ano.

Por que razão houve a mudança? Em 46 a.C., Júlio César acrescentou dois meses e deslocou Januarius e Februarius para o início do ano, empurrando dezembro para a décima segunda colocação.

Soube também que no calendário juliano havia um erro referente ao alinhamento dos equinócios. Em 1582, o Sumo Pontífice Gregório XIII corrigiu tal erro em seu calendário, adotado na maioria dos países católicos.

Desde então a França adotou o calendário gregoriano. No entanto, durante a Revolução Francesa houve total reviravolta em quase tudo. Além do rompimento com o passado monárquico, feudal e cristão, além da mudança de costumes, os revolucionários quiseram abolir as referências religiosas na marcação do tempo. Dessa forma, os nomes de santos foram substituídos por nomes de plantas ou frutas (pera, figo, nabo...), de ferramentas de trabalho (enxadão, arado, pá...), ou de animais (vaca, coelho, gato...).

O ano I deixou de ser o ano do nascimento de Cristo e passou a ser o ano I da instauração da República, (1793); desapareceram os feriados cristãos, assim como os domingos (dia da adoração de Deus). Esse inusitado calendário foi baseado em conhecimentos astronômicos.

O ano continuava dividido quatro estações de três meses cada uma. O nome de cada mês se referia ao cultivo ou ao clima da época, a saber:
Le Printemps = Primavera
Germinal
Florial          
Prairial         
mês da germinação
mês da floração
mês das pradarias
L’Été             = Verão
Messidor
Thermidor    
Fructidor       
mês da colheita
mês do calor
mês das frutas
L’ Automne  = Outono
Vendémiaire
Brumaire       
Frimaire         
mês das vindimas
mês das brumas
mês do frio
L’Hiver       = Inverno
Nivôse
Pluviôse         
Ventôse          
mês da neve
mês das chuvas
mês dos ventos

Cada mês tinha exatamente 30 dias e era dividido igualmente em três partes de 10 dias cada um, chamadas “décades”. Os dias do novo formato da semana eram os seguintes: Primidi, Duodi, Tridi, Quartidi, Quintidi, Sextidi, Septidi, Octidi, Nonidi e Décadi. Cada um desses dez dias era consagrado a algo relacionado ao tema da “décade”.

Vejamos, por exemplo, a primeira delas, correspondente ao mês da vindima ou colheita da uva (vendémiaire), de 21 de setembro a 22 de outubro.
                                                                    1ª “Décade”
Primedi
1
Uva
Duodi
2
Acafrão
Tridi
3
Castanha
Quartidi
4
Colchique (flor)
Quintidi
5
Cavalo
Sextidi
6
Bálsamo
Septidi
7
Cenoura
Octidi
8
Amaranto
Nonidi
9
Pastinagas
Décadi
10
Cuba

Para cada dia do ano havia uma referência específica, que não se repetia. Os doze meses de trinta dias correspondiam a trezentos e sessenta (360) dias, aos quais eram acrescentados cinco (05) dias referentes aos “sansculottides”: Festa da Virtude, da Inteligência, da Opinião, do Trabalho e das Recompensas. O dia suplementar dos anos bissextos, chamado “la franciade”, era reservado à festa da Revolução.

A título de curiosidade, vejamos a divisão, mês a mês, do primeiro semestre do ano de 1794, contendo as respectivas temáticas:

Período
Nome do mês
“Décades”
Consagrada à (ao)
1º mês
22 set./21 out.
“Vendémiarie”
Referência à vindima (colheita da uva)
Ser supremo e à Natureza
Gênero Humano
Povo Francês
2º mês
22 de out/20 nov.
“Brumaire”
Referência à bruma típica da época

Benfeitores da Humanidade
Mártires da Liberdade
Liberdade e Igualdade
3º mês
21 de nov./20 dez.
“Frimaire”
Referência ao frio – clima da época
República
Liberdade do Mundo
Amor à Pátria
4º mês
21 dez./ 19 jan.
“Nivôse”
Referência à neve
Ódio aos Tiranos
Verdade
Justiça
5º mês
20 jan./18 fev.
“Pluviôse”
Referência à época das chuvas
Pudor
Glória e Imortalidade
Amizade
6º mês
19 fev./20 mar.
“Ventôse”
Referência à época dos ventos
Frugalidade
Coragem
Boa fé


O calendário revolucionário ou republicano, criado por Fabre d’Eglantine em 05 de outubro de 1793, teve como marco inicial (retroativamente) o dia do estabelecimento da República, 22 de setembro de 1792. Tal calendário vigorou na França por pouco mais de uma década.

Como se sabe, a Revolução Francesa, em 1789, foi um movimento crucial na história da França, com repercussões mundiais. Trata-se de um divisor de águas do regime político, que passou da monarquia absoluta para a monarquia constitucional e logo depois para a Primeira República.

Napoleão Bonaparte foi figura de destaque Primeira República Francesa. Em 1799 liderou um Golpe de Estado e se instalou como primeiro cônsul num regime chamado “Consulado”. Cinco anos depois, ele se tornou imperador, sob o nome de Napoleão I e imperou de 1804 a 1814.


Deve-se a ele a curta duração do calendário republicano e a retomada do gregoriano, em 1806.

Jô Drumond
Outubro/2018