sábado, 17 de agosto de 2019

SANTA CENA

Ao fazer uma caminhada matinal no calçadão da Praia de Camburi, em Vitória, deparei com uma cena santa, digna de apreciação: a “Santa Cena”, como se diz em espanhol, construída em areia, em tamanho natural, rente à calçada, ao abrigo da maré. Não sendo época de ressacas, nem de tempestades, a obra será menos efêmera que o previsto. Jesus e os apóstolos estarão livres das intempéries, mas à mercê do bicho-homem. O artista mantém-se plantado in loco, noite e dia, para proteger sua cria, contra vândalos e bêbados.

Não me contive. Parei para ver os detalhes. Fui imediatamente abordada pelo escultor. Puxei um dedo de prosa e soube o bastante para me decepcionar com a espécie humana. Disse-me que, outro dia, se afastou para se abrigar da chuva, sob uma marquise. Ao voltar, viu seu trabalho parcialmente destruído. Como pode alguém praticar uma ação tão vil? O rapaz passou a morar ao relento, em pleno inverno, para resguardar seu sustento. Em sua atual morada (ou ausência de), Waldemir Pereira tem privilégios extras. Pode assistir ao belo espetáculo da Lua refletida no oceano, pode ter um teto estrelado e pode adormecer ouvindo o rumor das vagas. No entanto suponho que prefira cama macia, o reflexo da Lua emoldurado na parede e o som de uma bela canção.

Todo passante, ao parar para apreciar ou fotografar a obra de arte, é discretamente abordado pelo artista, e acaba deixando-lhe uns trocados. Trata-se de um tipo de mendicância sacro-artística. Metaforicamente, supre-se o físico por vias espirituais. Pede-se pela sobrevivência imediata, por meio de algo simbolicamente perene. Os passantes religiosos sentem-se bem em ajudá-lo. Os que não professam religião alguma fazem-no por amor à Arte ou à Filosofia. Em verdade, somos todos passantes, seja no calçadão seja no tempo, um pouco menos efêmeros que esculturas de areia.

Aparentemente, o artista não quer considerar-se um mendicante qualquer.

A prova disso é seu nome postado, em letras garrafais, em uma tosca placa improvisada. Em frente à obra há outra placa, redigida em inglês. Thank’s for your contribution. Se o adjutório surgir em dólar ou euro, tanto melhor.

Implicitamente, o escultor demonstra ser merecedor deu uma recompensa. Ninguém carrega dinheiro consigo, para caminhar no calçadão ou na areia da praia, a não ser alguns trocados para água de coco ou picolé. No entanto “de grão em grão” o artista mantém seu ganha-pão.

Prometi-lhe que voltaria com a máquina fotográfica e com a ajuda solicitada.

Na manhã seguinte, ele não estava a postos. Deve ter saído rapidamente para alguma necessidade básica. Nesse interim, alguém havia decapitado a figura central da Santa Ceia. Durante a caminhada de hoje, terceiro dia, a cabeça de Cristo estava refeita. Veja fotos.


O fato de refazer continuamente sua obra nos remete à Sísifo, da mitologia grega. Sísifo foi condenado a empurrar, para sempre, uma pedra até o cume de um penhasco. Antes de alcançar o topo, a pedra rolava ladeira abaixo, sistematicamente, invalidando todo o esforço da subida.


O filósofo do absurdo, Albert Camus, lançou mão desse mito para escrever um ensaio, no qual faz uma analogia entre a falta de sentido da sina de Sísifo, e a falta de sentido de nossa existência nesse mundo, a seu ver, ininteligível.

Veremos até quando Waldemir suportará a luta contra malfeitores invisíveis e o fardo do eterno refazer. Diferentemente de Sísifo, ele conclui seu trabalho a cada vez que a restauração se faz necessária. Acompanharei sua sina e darei minha contribuição, por amor à Arte, enquanto sua Santa Ceia estiver ancorada na minha praia.