segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

IDEOLOGIA CANHESTRA

Pela internet, recebe-se todo tipo de mensagens. Algumas nos despertam para possibilidades até então nunca aventadas. Assisti, por meio de um vídeo, à entrevista de um ladrão contumaz, preso diversas vezes por ladroagem. Ele afirma que, aos trinta anos, nunca trabalhou, nunca vai trabalhar e pretende continuar roubando.  Dessa maneira, ele acredita estar contribuindo para evitar o desemprego de muitos trabalhadores. Em sua concepção, caso a marginalidade acabe, policiais, escrivães, delegados, juízes, promotores, carcereiros... poderão ficar desempregados. O meliante termina sua fala afirmando que está “contribuindo para o bem de todos”. Por incrível que pareça, sua ideologia canhestra não deixa de ter certa lógica. Um país sem contravenções prescindiria de diversas funções do funcionalismo público.

Escritora  Jô Drumond  
Outra lógica inusitada, originária também da internet, partiu de um depoimento a favor do armamento total da população. Apesar de ser a favor do desarmamento, achei a argumentação muito bem fundamentada. Segundo o argumentador, cujo nome me escapa, desde que o mundo é mundo, existe a lei do mais forte. Numa luta corporal, um brigão de 100 quilos certamente subjugará outro de 40. Em qualquer tipo de contenda, vence o mais forte, o que é uma grande injustiça contra o mais fraco. No entanto, estando ambos armados, estarão em termos de igualdade. Um terá que vencer o outro pela persuasão, não pela força. Em sua concepção, se todos os cidadãos se armarem, vigorará sempre a força da persuasão, que é bem mais louvável que a força física. Eu nunca havia pensado nisso. A argumentação, apesar de impactante, não deixa de ser plausível.

Assim como a lógica do bandido e a lógica do armamento total da população, há também a lógica da criança, a do louco...  até mesmo a lógica polivalente, que pressupõe mais de dois valores de verdade. Segundo uma das acepções dicionarizadas do termo, “lógica é uma forma de raciocínio de uma pessoa ou um grupo de pessoas ligadas por um fato de ordem social, psíquica, geográfica, etc”. Um bom exemplo desse caso de “pessoas ligadas por um fato de ordem social” encontra-se em uma interessante análise que o jornalista Carlos Alberto Sardenberg publicou recentemente (O Globo, 18-01-2018) a respeito da exaltação de radicalistas partidários, nesta turbulenta época pré-eleitoral que o Brasil está vivendo. Segundo ele, milhares de profissionais trocaram seu trabalho pela dedicação exclusiva à atividade política, sobretudo nos sindicatos, no partido e no próprio governo. 

Considerando uma possível troca de governo, na iminência de perder seus postos, eles se agarram a tábuas de salvação para assegurar seu naco, na redistribuição de cargos. No afã de se instalar no poder, partem então para manifestações e intimidações. Grande parte dos manifestantes não está preocupada com a melhoria das condições de vida de seus concidadãos, nem com a propalada crise político-econômica, mas consigo própria. A militância, aparentemente por ideologia político-partidária, na verdade se resume, infelizmente, na manutenção de cargos e salários, ou seja, na lógica da subsistência. A meu ver, de certa forma, eles estão certos. Como diz o ditado popular, “saco vazio não para em pé”. Como poderia um bando de desempregados lutar por ideais, sem resolver, primeiramente, a questão básica da sobrevivência?

Não há uma só lógica nem uma só verdade. Finalizo repetindo um excerto de minha crônica “Questão de ponto de vista”, publicada no livro Tearte (2010). “Há algum tempo, circulou na internet a notícia de que a situação socioeconômica de Cuba estava tão desastrosa, que muitas universitárias estariam se prostituindo para sobreviver. Imediatamente Fidel Castro teria retrucado dizendo que, ao contrário, a situação de Cuba estava tão boa que até mesmo as prostitutas eram universitárias.”

Quem está certo? Quem está errado? Como se diz popularmente, “tudo nessa vida é questão de ponto de vista”.