segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"ATENÇÃO! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO"

Na época da repressão política, exasperado com tantas proibições, o compositor baiano Caetano Veloso apresentou a canção “É proibido proibir”, no III Festival Internacional da Canção, em São Paulo, acompanhado pela banda musical Os Mutantes.
Nesse festival anual, aconteciam as mais inusitadas reações tanto por parte da plateia quanto dos concorrentes. Em 1968, aos primeiros acordes da música de Caetano, em meio a vaias, a plateia começou a atirar ovos, tomates e objetos em direção ao palco, em acintoso desrespeito. Caetano, sem deixar por menos, fez uma entrada provocativa, com um meneio erótico de quadris, ostentando uma indumentária brilhante e muito exótica para a época. A plateia, indignada, deu as costas para o palco. Por sua vez, Os Mutantes, deram as costas para o público, sem parar de tocar.
Minha geração, a mesma de Caetano, passou a juventude sob o signo da interdição, no período ditatorial. Ao entrar num coletivo, lia-se: “É proibido falar com o motorista”; “É proibido assentar-se sobre o capô do motor”; “É proibido atravancar a porta”; “É proibido fumar”; “É proibido transportar animais”; É proibido saltar a roleta” ... e outras tantas proibições. Ao visitar um zoológico, viam-se por toda parte tabuletas proibitórias: “É proibido pisar na grama”; “É proibido dar comida aos animais”; “É proibido inclinar-se no fosso dos animais”, “É proibido jogar papel no chão”... e mais uma infinidade de interdições.
Com o passar do tempo, tais dizeres tornaram-se menos acintosos. A utilização de eufemismos foi suavizando ou minimizando o peso das palavras. O repressivo “é proibido fumar”, e o imperativo “não fume”, deram lugar a uma solicitação: “pede-se a gentileza de não fumar”; a um agradecimento: “obrigado por não fumar”, ou a uma simples advertência: “o tabaco é prejudicial à saúde”.
Nos atuais tempos de democracia, nossa liberdade se ampliou, mas surgiram outras restrições oriundas do aumento da violência. Para disfarçar a ultrajante falta de privacidade do cidadão, constantemente sob vigilância eletrônica, lê-se por toda parte: “Sorria, você está sendo filmado”. É lamentável, porém necessário, que se perca a liberdade, em nome da segurança pública. Certo dia, fui visitar um museu temporário instalado no parque do Ibirapuera, em São Paulo, no qual se expunham renomadas obras oriundas do museu do Louvre, de Paris. O local estava cercado de grande aparato de segurança, devido ao alto valor das obras. Ao final da visita, resolvi passar pelo toalete, antes de enfrentar o trânsito paulistano. Um painel luminoso, dentro do banheiro, anunciava o cúmulo da falta de privacidade: “você está sendo filmado em todos os ambientes”. Dei meia volta e saí indignada.


Jô Drumond 
Escritora, Membro da Academia Feminina Mineira de Letras, 
Membro da Academia Feminina Espírito-santense de Letras 
e "Membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES".