quinta-feira, 14 de junho de 2018

JEITINHO BRASILEIRO OU LUSITANO?

por: Jô Drumond

Desde crianças, ouvimos piadas de portugueses, que os caracterizam como patetas, distraídos ou pouco inteligentes. Depois de ter passado uma temporada em Portugal, convenci-me de que isso não passa de simples clichê, destituído de fundamentação. Seria, talvez, uma simples vingança que remonta à época da colonização, um tipo de ranço colonizatório.

Como se sabe, o colonizador é sempre visto como opressor pelo colonizado. Na impossibilidade de enfrentar o mais forte, resta ao oprimido fazer galhofas e chistes para mostrar que é superior a ele nos quesitos inteligência, rapidez de raciocínio, perspicácia, engenhosidade... de forma a desqualificá-lo.

Referir-se aos colonizadores ou aos invasores de forma jocosa não é privilégio nosso; é uma atitude comum em diversas partes do mundo. Os portugueses, por exemplo, fazem anedotas a respeito dos espanhóis, pelos quais foram dominados, em certa época. Esse tipo de sátira é uma doce vingança, pacífica e, ao mesmo tempo, ferina.

Percebi claramente, in loco, que o clichê do “português burro”, contido nas usuais piadas brasileiras, é falso. Trata-se de um povo inteligente, astuto, alegre e acolhedor.

Sempre ouvimos falar do “jeitinho brasileiro”, como se fôssemos astutos, matreiros, sagazes, ardilosos e até mesmo velhacos. Tal jeitinho consiste em soluções criativas para resolver problemas ou situações difíceis, mas é controverso. Pode ser bom ou ruim. Tanto pode revelar astúcia, habilidade, flexibilidade, quanto o caráter duvidoso de quem gosta de "levar vantagem em tudo”. A malandragem consiste justamente em se beneficiar, em detrimento dos outros.

Há estrangeiros que nutrem grande admiração pela flexibilidade e inventividade do brasileiro para improvisar soluções em situações problemáticas, com humor e perspicácia. O propalado “jeitinho”, tão presente em nossa cultura, pode variar de um simples favor de um amigo à corrupção, dependendo do grau do favor e do posto ocupado pelo amigo. Destarte, no que se refere à criatividade, é positivo, mas no que concerne à malandragem, é altamente negativo.

Seria o jeitinho brasileiro uma herança lusitana? Ao visitar recentemente a cidade do Porto, alguns detalhes me alertaram para essa possibilidade.


Vejamos exemplos históricos da astúcia do povo lusitano. A demonstração mais inusitada do jeitinho português aconteceu justamente no clero, que deveria primar pela retidão de caráter e pelo respeito às normas pré-estabelecidas. Na cidade do Porto, que deu nome a Portugal (Portus Cale - Condado Portucalense), a Igreja do Carmo, geminada à das Carmelitas (séc. XVIII) corresponde a uma das mais belas edificações do Barroco Rococó da cidade. Em um primeiro golpe de vista, percebe-se um só bloco, mas o bom observador perceberá que se trata de duas igrejas. Segundo informações de nosso guia turístico, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo recebera, como doação, um terreno para a construção de sua igreja. Em respeito à clausura das freiras, tal ordem teria que construir duas igrejas: uma para os homens (a Igreja do Carmo) e outra para as mulheres (a das Carmelitas). Um problema se interpunha entre ambas. Havia uma lei do Vaticano que proibia a construção de duas igrejas contíguas. Como resolver a questão? Novamente emergiu a astúcia lusitana. Foram construídas duas igrejas (veja foto) entre as quais se edificou a provável menor casa do mundo, com cerca de um metro de largura, duas janelas e uma porta, separando o que não poderia ficar unido. A função da casa foi tão somente a de burlar a lei. Não se pode afirmar que as duas igrejas sejam interligadas, pois há entre elas essa casinha, que, de tão pequenina, passa despercebida por aqueles que desconhecem a história da construção.


As moradias próximas a tais igrejas têm uma característica especial. As construções, todas elas interligadas, como as de Ouro Preto, têm fachadas estreitas e uma só porta de entrada, porque o valor do imposto predial, na época da construção, era proporcional ao tamanho aparente do imóvel. Cada andar correspondia a um amplo apartamento, apesar das pequenas fachadas. Dessa forma, diversas famílias podiam viver em grandes moradas, de modo a burlar o fisco, pagando um imposto irrisório.

Outra história que ouvi no Velho Mundo aponta para a mesma questão da sagacidade portuguesa. No início da Inquisição, o Rei de Portugal não via ingerência papal com bons olhos, porque a presença dos judeus era importante para a economia do país. Fazia vistas grossas às ordens do Vaticano, até que, certa vez, foi intimado pelo Papa a tomar uma posição radical. Teria que expulsar todos os judeus de Portugal ou então teria que convertê-los ao catolicismo. O Rei não se deu por vencido. No intuito de não expulsá-los, convocou todos eles à corte, numa determinada data. Estando todos reunidos em grande praça pública, o Soberano fez o sinal da cruz, dizendo: eu vos batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Logo após, enviou um mensageiro ao Vaticano, afirmando que todos os judeus de seu país tinham se convertido ao catolicismo. Por algum tempo, conseguiu burlar a vigilância papal.

Na época da iminente invasão do território português pelas tropas de Napoleão, a Família Real se transferiu para o Brasil. Todas as igrejas, cujos retábulos eram cobertos de ouro, tiveram diversas demãos de cal em seu interior, com o intuito de encobrir a riqueza da decoração. A suntuosidade barroca acabou passando em “brancas nuvens” pelas tropas napoleônicas. Os invasores, ludibriados, não atinaram para a perspicácia portuguesa. Destarte, preservou-se o ouro e a beleza da ornamentação sacra tal qual permanece até os dias atuais.

A decisão estratégica de transferir toda a corte para o Brasil, para se livrar do jugo napoleônico, foi muito benéfica à colônia. Juntamente com ela vieram as escolas, as bibliotecas, as universidades, o requinte arquitetônico, as Belas Artes, a construção de teatros, a imprensa... enfim, devemos tudo isso, indiretamente, a Napoleão Bonaparte.

Como vimos, o clichê jocoso que todos nós conhecemos desde a infância sobre os portugueses e que, no Brasil, foi passado de geração em geração, não corresponde aos fatos. Pelo visto, é bem provável que tenhamos herdado tal “jeitinho” justamente de nossos ancestrais lusitanos.

Jô Drumond
Junho 2018

terça-feira, 29 de maio de 2018

ALEGORIAS NO SERTÃO MINEIRO



Em fevereiro de 2018, desloquei-me de carro, de Vitória até Guimarânia, a terra dos Guimarães (MG), num percurso de mais de mil quilômetros, para assistir a um desfile escolar de rua, com bandas, fanfarras e carros alegóricos.

Alguém insinuou que seria melhor fazer a metade desse percurso, até à Marquês de Sapucaí, no Rio. Além de mais perto, o desfile certamente superaria em muito o da pequena cidade mineira. Para mim, seguramente não superaria. O evento de Guimarânia teria sabor de infância e de mineirice. Lembro-me com saudades dos desfiles escolares de minha infância e juventude, em Patos de Minas, durante na Fenamilho (Festa Nacional do Milho), todo mês de maio, e em setembro, na Festa da independência brasileira.

O desfile de Guimarânia superaria também os de minha juventude, pelo fato de ter sido feito em homenagem a uma pessoa que me é muito querida, à ex-professorinha que me ensinou o “be-a-bá”, há seis décadas. Anatildes Nunes foi também a pioneira na pesquisa histórica da “terra dos Guimarães”, situada na região do Alto Paranaíba.

 Em 2.012, na ocasião dos festejos do aniversário da cidade, ela publicou sua pesquisa em formato de livro: História de Guimarânia – o que o povo conta e os documentos registram. Foi um trabalho moroso e difícil, que constou da busca de documentos e de fotos, nos quatro cantos do município, assim como de entrevistas feitas com idosos da região, no afã de resgatar o que o tempo havia apagado.

 “Trata-se de uma história tecida com fios coloridos de boa vontade, respeito, paciência, persistência e muito carinho”. Foi o que afirmou a prefaciadora do livro, Valci Aparecida Xavier Guimarães, que, na época, ocupava o cargo de Secretária de Educação e Cultura do município. A brilhante ideia dos mentores projeto, Valci e o prefeito Virmondes Machado, foi concretizada graças à perseverança da pesquisadora. A publicação foi feita em tiragem restrita de 500 exemplares, sob os auspícios do poder público, na ocasião do cinquentenário de Guimarânia.

Em 2018, houve um grande desfile comemorativo do 55º aniversário da cidade, organizado pela administração atual. A temática central do evento foi a pesquisa feita por Anatildes. Cada carro alegórico e cada “pelotão” referia-se a um capítulo do livro. Foi uma justa homenagem feita à grande educadora e a seu minucioso trabalho; uma feliz ideia que merece nossos aplausos.

O evento se iniciou às 16:00 horas, com a banda da polícia militar, seguida de um carro alegórico que abria o desfile, contendo, em uma imponente uma poltrona vermelha, a autora do livro. Os pelotões ou blocos de alunos das escolas locais, desfilaram intermediados por fanfarras de diversas cidades e por carros alegóricos, referentes aos temas abordados: A ocupação da terra, o surgimento do arraial, a emancipação, o desenvolvimento sociocultural, o progresso, as comunidades rurais, a educação, a saúde, o futebol, a religiosidade, as festas, celebridades e autoridades municipais ao longo dos tempos, usos e costumes de antanho, entre outros.

Não vou me ater aos detalhes do desfile. As fotos falam por si. Encerro essa curta nota citando o último parágrafo do prefácio de Valci Guimarães, no qual ela se refere à autora do livro: “... se Guimarães Rosa afirmou que ‘o sertão é o mundo’, essa mulher, verdadeira tecelã, teve a ousadia e a coragem de tecer e registrar um mundo de histórias vividas e contadas por pessoas que se tornam iguais em sentimentos e lutas em suas travessias de vida.”

domingo, 18 de março de 2018

“BURROCRACIA”

Se se pode complicar, pra que simplificar?” Esse ditado, às avessas, adapta-se a algumas circunstâncias que beiram a irrisão, no que se refere à burocracia.

JÔ DRUMOND 
O inventário de meu padrinho arrasta-se por mais de uma década: exaustivas idas e vindas a cartórios e Fóruns, trocas de advogados, agrimensuras desencontradas, desavenças na demarcação de divisas, demandas de novas documentações... A cada dia surgem novas exigências. O processo continuará emperrado até não se sabe quando. Uma extravagância hílare exigida, é a anual “prova de morte”, ou seja, a atualização do Atestado de Óbito, como se o morto pudesse renascer das cinzas, tal qual Fênix.


O mito de Fênix remete-me a uma circunstância inusitada. Certo dia, meu marido me enviou uma mensagem, de seu local de trabalho, dizendo que me havia deixado um presente, sobre a escrivaninha. Estranhei o fato de ser presenteada fora de data comemorativa. O estranhamento aumentou, quando percebi que se tratava de um simples envelope tamanho ofício. Assim que o abri a surpresa se multiplicou.  Tratava-se nada menos que um contrato de prestação de serviços de cremação entre mim e o Parque da Paz. Minha primeira impressão foi a de que ele desejava minha morte. 
Depois, ao ouvir sua justificação, louvei a iniciativa. Ele havia feito também um contrato em seu nome, no intuito de simplificar a vida da família, na hora do adeus. Resolvi ler o teor integral do texto. A alínea 1.3 da cláusula nº 1, “Dos serviços”, me provocou boa gargalhada: “Os serviços serão prestados uma única vez e somente depois de pago o seu preço na pessoa do próprio contratante ou na de quem ele expressamente determinar”. Certamente quem redigiu tal disparate acreditava também no “renascer das cinzas”, de Fênix.

Continuando a temática macabra, remeto-me ao falecimento de meu pai, na década de 80, no interior de Minas. Foi-nos solicitado seu título de eleitor, para que o corpo fosse liberado. Era impossível localizar tal documento. Seu título não tinha mais razão de existir. O voto deixa de ser obrigatório após os sessenta anos. Meu pai, já centenário, não votava havia mais de quarenta. Um de meus irmãos empenhou-se na busca do documento, em vão. Percebendo a inutilidade do intento e a urgência do enterro, procurou o necrotério uma vez mais, justificou o desaparecimento do título de eleitor e solicitou a liberação do corpo. Mediante resposta negativa, num ímpeto de indignação, disse-lhes que ficassem com o corpo e que fizessem dele bom proveito. Na saída do hospital, foi interceptado por alguém que se prontificava a lhe entregar o “pacote” indesejado.

Sabe-se que para o efetivo funcionamento de uma sociedade, é mister uma estrutura organizada, composta de regras e procedimentos preestabelecidos. Porém a conhecida morosidade do sistema burocrático descamba para uma definição pejorativa de lentidão ou de atraso de vida.

Lamentavelmente, como se vê, não satisfeita em nos perseguir vida afora, a burocracia dá o ar de sua graça também na hora da partida, como no caso de meu pai, assim como após, na “desvida”, como no caso de meu padrinho.