Não guardo boas lembranças de minha fracassada entrada para o mercado de trabalho. Aos 18 anos, recebi o diploma de Normalista pela Escola Normal de Patos de Minas, após três anos de estudos com intensa preparação didática, metodológica, psicológica e com estágios pedagógicos, sob a severa orientação de Dona Filomena de Macedo Mello. As normalistas atuavam nas quatro séries iniciantes do Ensino Fundamental, chamadas, na época, de Curso Primário. Logo após minha formatura, mudei-me Belo Horizonte. Em 1969, cheia de idealismo e entusiasmo, assumi a regência de classe em uma escola pública, na periferia da capital mineira. Morava no Alto Sion, no extremo oposto do local de trabalho. Fazia um trajeto de 30 a 40 minutos até o centro da cidade, de lotação, atravessava o centro a pé e pegava outro coletivo na Av. Paraná. Após 40 minutos de sacolejos, parava no ponto final de um bairro periférico e subia, a pé, um longo morro, ainda sem habitações, até chegar a uma casinha pequenina, transformada em escola. A casa e a aparência dos alunos indiciavam pobreza absoluta. Fui brindada com uma turma muito especial. Tão especial que estava repetindo o primeiro ano pela quinta vez e, pelo que me disseram, seriam mantidos indefinidamente na primeira série primária. Como a classe era pequena, fomos instalados no menor cômodo da casa, a antiga cozinha, sem janelas, com apenas uma báscula no alto de uma parede, sem ventilação alguma. Os alunos não tinham uniforme. Suponho que eles iam para a escola com a mesma roupa com as quais dormiam e nas quais faziam o pipi noturno. Tinham um cheiro nauseabundo. Era inútil insistir que se lavassem e se trocassem antes de se dirigir à escola.
Não havia instalações sanitárias no estabelecimento de ensino. Foi construído, no quintal, um pequeno cômodo sobre uma fossa, com piso de madeira, tendo um orifício no meio, para as necessidades fisiológicas. Esse WC se chamava “casinha”. O cheiro era insuportável. Para entrar naquele fétido cubículo, o usuário tinha que pedir licença às moscas, que infestavam o ambiente.
Todos os meus alunos tinham algum tipo de deficiência mental. Tive que jogar para o alto meu idealismo de alfabetizadora e encarar a realidade. Preparava muito material didático, visando mais o lado lúdico que o pedagógico. O objetivo não era ensinar a ler e escrever, mas passar o tempo de forma agradável e proveitosa.
As crianças não tinham noção do certo / errado. Eu tinha que ficar atenta o tempo todo. Lembro-me
que, na época, não se usava apontador. Todos levavam de casa uma lâmina velha, de barbear, que era chamada pelo nome da marca: Gilette. Com elas apontavam-se os lápis e, eventualmente, agrediam os colegas. No primeiro mês de aula, um menino deu um talhe no braço do que estava a seu lado. Eu o repreendi energicamente, mas sem tocá-lo. No dia seguinte, durante a aula, alguém veio me advertir que não saísse da escola porque o pai do aluno ofendido por mim estava do lado de fora, armado, à minha espera, para me matar. Disseram-me isso calmamente, como se fosse algo trivial. Do alto dos meus inexperientes dezoito aninhos, nunca havia me imaginado em uma situação dessas. Fiquei o dia todo dentro da escola, até que o fulano se afastasse temporariamente, talvez para resolver alguma necessidade básica. Naquele momento, avisaram-me para botar o pé na estrada, o quanto antes. Saí receosa, olhando para os lados, certificando-me de não estar sendo seguida. Desci a ladeira quase voando com a firme intenção de jamais botar os pés naquele lugar. Desisti então do ensino de alfabetização e entrei para a faculdade.
Após o término da graduação em Letras, minha primeira experiência como professora não foi tampouco auspiciosa. Dava aulas em um grande colégio noturno, em um bairro afastado de Belo Horizonte. As instalações eram ótimas, mas o material humano deixava a desejar. No final do primeiro semestre, o diretor me chamou a seu gabinete para me solicitar algo incorreto. Queria que eu melhorasse as notas de um rapaz, para que ele não se submetesse às provas finais. Tal aluno pretendia se mudar para a Bahia antes do final do ano e queria ser aprovado sem provas. Como não se tratava de um bom estudante, recusei prontamente o pedido do diretor. Disse-lhe que daria as notas merecidas. Caberia a ele, como diretor, alterá-las, se fizesse questão de ajudar o aluno. Ele não ousou fazer isso. No dia seguinte, ao sair da sala de aula, durante um intervalo, alguns adolescentes me cercaram, dizendo que iam fazer minha proteção. Disse-lhes que não precisava de proteção alguma. Advertiram-me que aquele que queria ser aprovando indevidamente andava espalhando, no colégio, que ia me brindar com uma sessão de porradas para que eu deixasse de ser inflexível. Fiquei encabulada com aquilo, sobretudo porque minha posição era muito vulnerável. Saía do colégio a pé, cerca de onze horas da noite, sozinha, para me dirigir a um ponto de ônibus. Era presa fácil. Naquela noite, durante um dos intervalos, ao me aproximar da cantina, dei de cara com o grandão que estava me ameaçando. Num ímpeto de “cara de pau”, fingindo coragem (porque estava escoltada) parei diante dele, olhei para cima (ele era bem mais alto) e lhe perguntei. É você que quer me espancar? Pode começar. O rapaz ficou branco e pasmo, sem saber o que fazer, nem o que dizer. Não disse nada. Ficou desarmado, com minha ousadia. Qualquer coisa que acontecesse comigo, a partir de então, seria o suspeito número um. Temerosa, continuei meu trabalho até o final do semestre e encerrei minha carreira como professora de ensino fundamental e médio.
Depois disso, como monitora do Mestrado em Letras, fui convidada a dar aulas na Universidade Federal do Espírito Santo. Ofereceram-me uma turma de Literatura francesa, outra de língua francesa e uma terceira de produção escrita em Língua portuguesa. As turmas, a meu ver, eram numerosas (cerca de 30 alunos). Eu estava habituada a dar aulas Alliance Française Internationale, desde a década de 70, onde as turmas eram diminutas (de 6 a 12 alunos). Na Aliança, conhecia muito bem cada aluno e suas específicas dificuldades. Na Universidade, diferentemente de alguns professores, eu conhecia todos os alunos pelo nome, pela força do hábito. Minhas aulas eram sempre interativas. Para mim, seria impossível trabalhar sem conhecer cada aluno. Pois bem. No final do terceiro mês do semestre letivo, que durava apenas 4 meses (de março a junho), apareceu em sala uma moça muito bem apessoada e cheia de poses, dizendo-me.
- Professora, sou “fulana de tal”. Quero saber quantas faltas eu tenho.
- Você tem todas - Respondi-lhe.
- Como assim? Eu sempre estou por aqui.
- Pode ser, mas não em minha sala de aula. É a primeira vez que a vejo. Certamente já perdeu por frequência.
- Mas que absurdo! Não vou aceitar uma coisa dessas! Se estiver pensando que vai me reprovar, está muito enganada.
Saiu esbravejando, gesticulando, e permaneceu algum tempo no corredor tentando fazer um levante contra a professora, em vão. Ninguém a apoiou.
Como disse na crônica anterior, na era digital, os alunos não são mais ingênuos, medrosos e respeitosos como os de antigamente. Eles dispõem de uma carga muito grande de informações. Por conseguinte, são mais inquiridores, até mesmo desafiadores. É louvável que tenham perdido o antigo medo dos professores, mas de roldão perderam também o respeito.
Nos dias de hoje, tem havido inúmeros casos de agressão de alunos contra mestres. Há quem diga que desde que o mundo é mundo, a violência impera no reino animal, ao qual pertencemos. Maldade e bondade são inerentes ao ser humano. Segundo o humorista Millôr Fernandes, na época de Caim e Abel era pior. Um matou o outro. Portanto, havia 50% de violência.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
DENISE -ES
Infelizmente houve uma inversão de valores nas últimas décadas. O desrespeito ao professor, que antes tinha autoridade e era respeitado na sala de aula.
Os bons princípios vêm de casa. Professores ensinam e pais educam.
Os alunos que revolucionaram e se rebelaram na década de 70, hoje são pais e avós desses desordeiros.
Se os pais e professores se dessem as mãos, a educação não estaria deteriorada e, priorizariam a educação, ora sem qualidade, devido à tantos alunos evadidos na escola pública e a ordem para aprová-los.
Eu já lecionei e sei bem o que se passa.
O fato é que alunos chegam a Universidade semianalfabetos.
Infelizmente houve uma inversão de valores nas últimas décadas. O desrespeito ao professor, que antes tinha autoridade e era respeitado na sala de aula.
Os bons princípios vêm de casa. Professores ensinam e pais educam.
Os alunos que revolucionaram e se rebelaram na década de 70, hoje são pais e avós desses desordeiros.
Se os pais e professores se dessem as mãos, a educação não estaria deteriorada e, priorizariam a educação, ora sem qualidade, devido à tantos alunos evadidos na escola pública e a ordem para aprová-los.
Eu já lecionei e sei bem o que se passa.
O fato é que alunos chegam a Universidade semianalfabetos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FRANCISCA (MG)
Parabéns, Jô! É sempre um prazer ler seus textos!
Tanto esta crônica, como a anterior, “Da Palmatória à Redenção - ...”, evidenciando problemas da educação em diferentes épocas, mostram bem sua incrível capacidade de resgatar memórias. Suas preciosas lembranças, à partir de fatos e experiências particulares, trazem à luz com naturalidade, importantes referências, refletindo valores e costumes que compõem a realidade social de cada época, deixando evidente que o alicerce é e sempre será a educação. Tanto a chamada educação de berço, quanto a educação escolar.
Francisca
------------------------------------------------------
FRANCISCO BRANT – MG
Que relato inacreditável sobre o estado de nossas escolas públicas. Possivelmente, piorou o quadro nos anos mais recentes e atualmente. Por isso, pode-se entender porque nessa pandemia muita gente não dá a menor importância ao problema e às formas de prevenção. Muitas escolas talvez não consigam ensinar os alunos nem a lavar as mãos.
Assim, no Brasil se inverte a celebre frase de Vitor Hugo, segundo a qual “cada escola que se abre é uma prisão que se fecha”.
Aqui, infelizmente, a história que você conta sobre seus apuros em tentar ser professora, que devem prosseguir com milhares de mestras pelo país afora, a nova versão da frase do genial escritor francês seria infelizmente esta:
"Cada arremedo de 'escola' que se abre para os pobres é mais uma cela que se enche nas prisões".
ADRIANA MACHADO (SP)
Jô! Inspiradora como descreve os percalços e desafios se transformarem em trampolim para sua carreira.
Em muitos momentos da vida me vejo em sua crônica: idealista, encabulada, ousada, correta, vulnerável, diante de uma realidade nauseabunda...
Como aluna sempre amei e respeitei meus professores. Tenho boas lembranças do dia em que voltei a escola pública para entregar o convite de formatura em medicina para minha professora do primário... Agora sou mãe e tive como critério de escolha para minha filha uma escola em que o trabalho do professor é realmente valorizado.
Sua crônica trouxe a reflexão... Seria a violência contra a criança diferente da violência contra o professor? Ou seriam faces de uma mesma violência social? Racismo? Feminicídio? Homicídio? Assédio moral? Concluo que a violência perpassa toda a trama social.
E para nos consolar uma referência hilária: hoje a taxa de homicídio é bem menor que no tempo de Caim e Abel!!! Brilhante!
--------------------------------------------------
LÔLA (ES)
Ei Jô, boa noite!
Que inicio difícil o seu, realmente ser mestre nesse país é bem complicado, é uma área totalmente insalubre em minha opinião.
A grande maioria quer um diploma, nada mais!
A violência é grande não apenas com os mestres e colegas de turma.
Eles fazem uma violência contra o patrimônio: destroem, picham, quebram tudo.
Não têm o menor zelo.
Que mundo é esse? Os professores deveriam ganhar os melhores salários, sem eles não existiriam todas as profissões.
------------------------------------------------
PENHA - ES
Ei Jo. Seus textos são deliciosos de ler. Você 'conduz' nossa mente abrindo assim nossa percepção para realidades muito nossas - ou pelo menos minhas - tal e qual numa linguagem simples e espontânea. Muito bom.
Mas devo dizer q o texto Da Palmatória à Redenção- Infância de Ontem e Hoje , teve um quê mais literário, ou ....não sei.... Você usou um linguajar que amei.
Ambas são muito interessantes. Sou fã de seu trabalho.
------------------------------------------------------
VALENTINA - ES
Olá Jô ... muito interessante suas lembranças da escola tanto como aluna como professora... eu tive uma experiência traumática dando aulas de inglês num curso em Jardim da Penha...ninguém merece...parabéns pelos dois contos... sensacional!!!
-------------------------------------
LOURDINHA - DF
Escola e familia....jogando num mesmo tabuleiro... De quem é a CULPA!!!!!
-----------------------------------------------------
MATTEDI - ES
Mais uma vez a autora nos surpreende com uma bela e convidativa crônica, realista e pungente. Por fim, faço coro à sua visão sobre os tempos difíceis de ensino.
----------------------------------------------------
SÔNIA (PIAUÍ)
Sempre foi muito complicada a situação do professor. Se avaliarmos os acontecimentos em cada época por nós vivida, chegamos à conclusão que tudo tem a ver com a família. É lá que está a razão de tudo. Os valores são de uma importância imensurável na vida do ser humano. A família passa seus valores por meio de atitudes. Basta que olhemos filhos de pessoas prepotentes, arrogantes, que identificaremos os pais. Parece ficar no sangue. Só com o tempo o mundo ensina...ou não!
Muito triste você chegar ao final de um curso com as melhores intenções, cheia de ideais e ser desestimulada por quem mais deveria aproveitar.
Tenho uma filha que tbm que desistiu, por causa de alunos, da escolha profissional feita com muito orgulho e interesse.
--------------------------------------------------
MARIA JOSÉ NUNES (MG)
Li as duas etapas, que você passou como professora. A primeira, muito jovem, sem experiência, foi trabalhar num ambiente muito difícil, de extrema pobreza. Depois, você se preparou para trabalhar no Ensino Fundamental, numa escola mais bem localizada. Decepcionou-se porque a criançada não correspondia às suas expectativas. Resumindo, no século XX, os pais assumiam seu papel de corresponsável, dando aos professores inteira liberdade de conseguir algum interesse dos alunos. Hoje com a novas tecnologias, na falta de tempo do “corre-corre” cotidiano, os pais deixaram seu papel para que que a escola o faça. Os jovens não têm o menor respeito pelos professores. Há agressões verbais e físicas. Infelizmente, o problema se encontra no desajuste familiar. A educação deve começar em casa.
--------------------------------------------
MÔNICA - DF
Jô, essa convivência é cruel e doentia, pois em um mundo que valoriza o mérito, os que vivem flutuando à margem da sociedade em condições inapropriadas parecem ser o problema.
Contudo, nossa sociedade precisa de uma revolução educacional e sócio econômica para colocar ambas as partes em pé de igualdade numa relação baseada na troca e no respeito mútuo.
-------------------------------------------------
REGINA -GOIÂNIA
Estava agora lendo esse último link e percebi o quanto foi difícil sua trajetória, definitivamente nada é fácil, mas a luta é constante. Te admiro ainda mais conhecendo melhor sua história que com muita luta te fez vencedora. Estou sempre te acompanhando. Gosto muito de suas histórias.
-----------------------------------------------------
VALENTINA - ES
Olá Jo ... muito interessante suas lembranças da escola tanto como aluna como professora... eu tive-a experiência traumática dando aulas de inglês num curso...ninguém merece...parabéns pelos dois contos... sensacional!!!