sexta-feira, 22 de junho de 2018

COPA DO MUNDO – COMOÇÃO NACIONAL


O clima da Copa, em 2018, remeteu-me a lembranças de Copas passadas. A primeira, bem nítida em minha memória, foi a de 1970, no México. O Brasil, em plena ditadura militar, conquistou o tricampeonato. Os ânimos se exaltaram sobremaneira no dia da vitória, justamente devido ao regime ditatorial. Era a válvula de escape de que todo brasileiro precisava para sair às ruas, aos brados. Não havia risco de repressão, pois a manifestação não tinha nuances subversivas. Pelo contrário, demonstrava o ufanismo, em rede nacional. Isso era bom para os governantes.

Recém-chegada do interior à capital mineira, eu nunca havia imaginado a comoção popular de uma grande cidade, em dia de finalíssima, e, além do mais, em dia de jogo tenso e de inesperada vitória. Lembro-me de que fui convidada por amigos a assistir ao jogo decisivo em casa de um desconhecido, que gostava de assistir à peleja em grande estilo, com a casa repleta de convidados e cerveja a rodo. Ironicamente, o dono da casa não podia ter grandes emoções. Como sempre há riscos de colapso cardíaco durante os jogos da Copa, ele tomou as devidas precauções. Contratou um cardiologista munido de todo o aparato necessário para os primeiros socorros. A cada gol ou ameaça de gol, ele realmente passava mal e dava muito trabalho ao pobre médico, que se desdobrava para salvá-lo. No primeiro tempo, a Itália vencia de 1 X 0. 

A equipe brasileira, ancorada em Pelé, Rivelino, Gérson, Jairzinho e no capitão Carlos Alberto Torres, reagiu e derrotou o adversário por 4 X 1, numa vitória histórica, que culminou com o recebimento da taça Jules Rimet. A explosão de alegria após cada gol era seguida do hino da Copa, que ficou também na história, cantado a plenos pulmões por todos, ao mesmo tempo.”Noventa milhões em ação/ pra frente Brasil / do meu coração / todos juntos vamos / pra frente Brasil, / salve a seleção / de repente é aquela corrente pra frente/ parece que todo o Brasil deu as mãos/ todos ligados na mesma emoção / tudo é um só coração / todos juntos vamos/ pra frente Brasil, salve a seleção!”
Após o término do jogo, nós nos dirigimos ao “bochicho noturno” de Belo Horizonte, na região da Praça da Savassi, para o prolongamento da comemoração, noite adentro.

COPA DE 1998 NA FRANÇA
Guardo ótima lembrança também da Copa de 1998, apesar de nossa derrota para os franceses. Na época, eu já morava em Vitória (ES) e conhecia grande parte da comunidade francófona da capital, pelo fato de trabalhar na Alliance Française. Um casal de franceses, que morava temporariamente na cidade, disse-me que gostaria de assistir aos jogos do Brasil, cercado de brasileiros, para conhecer a reação dos torcedores durante a partida. Lembrei-me de minhas primeiras emoções em dia de jogo, em BH, e convidei-os a me acompanhar durante todos os jogos. Íamos em grande grupo para o Triângulo das Bermudas, local de maior concentração de bares e restaurantes e de maior movimentação. Eles ficavam boquiabertos pela emoção e pelo entusiasmo da torcida. Por coincidência, a final da temporada seria uma disputa entre França/Brasil. Eu lhes disse que não poderia levá-los porque seria muito arriscado. Um casal torcedor da equipe adversária, entre milhares de torcedores fanáticos e embebedados, seria uma temeridade! Poderia até mesmo haver linchamento. Os dois decidiram então ver o jogo em casa, juntamente com outros compatriotas. Continuei com meus amigos, no local de sempre.
Naquele dia, a equipe brasileira, bem superior à francesa, foi marcada por um acontecimento nebuloso que até hoje me intriga. Foi noticiado que, pouco antes do jogo, Ronaldo, estrela do time, teve uma convulsão. Foi levado ao hospital e liberado, sem diagnóstico preciso. Seria substituído por Edmundo, mas fez questão de entrar em campo. O técnico Zagallo aquiesceu. Fiasco total de nossa equipe. Ronaldo, com atuação completamente decepcionante, às vezes, parecia um sonâmbulo correndo atrás  da bola. Os anfitriões, contando com a atuação espetacular de Zinedine Zidane, conquistaram o título por 1 a 0.

Ao final do jogo, desapontamento geral, tristeza e choro. Preferi sair daquele ambiente de velório. Decidi procurar os amigos franceses para as devidas felicitações. Ao chegar à casa deles, havia cerca de dez pessoas brindando e festejando. Entrei no clima de festa e comemorei a vitória da França, já que não podia comemorar a nossa. Em frente ao prédio, havia um barzinho, repleto de gente desapontada com o a que acabara de assistir. Um dos franceses sugeriu que nos deslocássemos para o bar, visto que a cerveja havia acabado. Fiquei apreensiva e avisei-os do risco que correriam. Poderiam ser maltratados, ouvir palavrões e até mesmo ser atacados por algum fanático. Fui voto vencido. Lá fomos nós. Quando lá chegamos, houve uma reação inusitada. Um vizinho, que os conhecia, se levantou e os felicitou, alto e bom som, para que todos ouvissem. Acrescentou que a atuação da seleção brasileira naquele dia havia sido um fiasco e que a seleção francesa era merecedora do título. Ao terminar, começou a cantar La Marseillaise, o hino nacional da França. Todos se levantaram e cantaram juntos. Pelo menos parte do refrão, a maioria sabia de cor. “Allons enfants de La patrie / Le jour de gloire est arrivé / contre nous de la tiranie / l’étandard sanglant est levé... ». Depois, os clientes fizeram um brinde à equipe francesa. Eu jamais imaginaria tal confraternização por parte dos capixabas.

A última Copa do Mundo, a de 2014, deve ser esquecida para sempre, ou melhor, deve ser bem lembrada para que o malogro não se repita. No estádio do Mineirão, apagou-se a chama da torcida brasileira com a goleada de 7 x 1 da seleção alemã sobre a nossa, o que a eliminou da esperada finalíssima. Segundo comentários, à boca pequena, no intervalo entre os dois tempos, a seleção alemã combinou de desacelerar o jogo e de não aumentar a goleada, para amenizar o constrangimento dos anfitriões, conhecidos mundialmente como “bons de bola”. Melhor esquecer tamanha derrota e mudar de assunto.

Jô Drumond
Junho 2018